A TCC é uma abordagem de atendimento clínico da Psicologia, comprovadamente eficiente no tratamento de diversos transtornos como: Ansiedade, Depressão, TOC, Transtorno Bipolar, Pânico, além de indicada para problemas em relacionamentos afetivos, familiares, sociais e questões relacionadas ao trabalho.
A metodologia de atendimento é colaborativa, ajudando o paciente a identificar pensamentos disfuncionais e errôneos acerca de situações do dia a dia. Esses pensamentos geram sensações desagradáveis ou angustiantes e que culminam em comportamentos que podem trazer algum prejuízo ou desgaste emocional.
A TCC é um tipo de terapia voltada para o aqui e agora, focada principalmente em questões atuais do paciente, porém sem desconsiderar a vida pregressa como a infância ou adolescência, fundamentais para a nossa construção de personalidade e de crenças.
Abaixo estão as principais indicações da Terapia Cognitivo Comportamental:
De acordo com a OMS, o Brasil é o país com a maior taxa de pessoas com transtorno de ansiedade e o quinto em casos de depressão. Esses transtornos também são os que mais afastam pessoas do trabalho e somados afetam milhões de brasileiros.
Porém, ansiedade e depressão têm tratamento e a Terapia Cognitivo Comportamental é um dos mais eficazes, utilizando técnicas modernas e encorajando o paciente no enfrentamento, visando uma vida mais leve, saudável e autônoma.
Caracterizado por obsessões e compulsões, o TOC é um transtorno que diminui significativamente a qualidade de vida de quem é acometido por ele. A pessoa sente-se tomada por pensamentos intrusivos e indesejados e comportamentos que muitas vezes ela mesmo julgue inadequados e sem sentido.
A Terapia Cognitivo Comportamental vem se mostrando como um dos tratamentos mais eficazes no Tratamento do TOC e consequentemente na diminuição do sofrimento dos pacientes.
Todos nós, em algum período da vida passamos por dificuldades no trabalho ou em relacionamentos, seja com marido, esposa, namorado ou namorada, pais, chefe, etc.
A forma como lhe damos com essas dificuldades podem ser cruciais para nossa saúde mental. E o apoio de um profissional pode ajudar a construirmos relação mais saudáveis na vida pessoal e profissional.
Algumas pessoas têm dificuldade em lhe dar com situações sociais, expor seu ponto de vista para o outro, iniciar uma conversa entre outras situações do dia a dia
Essa timidez crônica coloca uma série de barreiras na vida pessoal e profissional e consequentemente um sentimento de frustação e o afastamento social de quem sofre com esse problema.
A Terapia Cognitivo Comportamental trabalha na desconstrução de crenças que causam essa timidez excessiva, além de ajudar o paciente sentir-se mais seguro para lhe dar com situações desconfortantes.
Mudanças de humor são normais, porém, quando essas mudanças são repentinas e extremadas podem causar sofrimento e prejuízos para a pessoa. Esse é o caso do Transtorno Afetivo Bipolar, que atinge cerca de 4% da população mundial.
A Psicoterapia com pacientes que sofrem de Transtorno Afetivo Bipolar, trabalha reações a situações o dia a dia, a aceitação da doença e outras questões que podem trazer mais qualidade de vida para o paciente.
O medo é uma sensação normal a todos os seres humanos e até necessária para nossa sobrevivência. Porém, o medo excessivo pode caracterizar um transtorno e necessita de tratamento.
A Síndrome do Pânico se caracteriza por crises agudas de ansiedade que ocorrem repentinamente, onde a sensação de medo e desespero dominam a pessoa. Já o Estresse Pós-Traumático é desencadeado após alguma situação muito impactante como uma perda, o vivenciamento de uma situação de extremo estresse ou muito chocante.
Ambos podem ser tratados pela Terapia Cognitivo Comportamental, que se mostra muito eficaz na redução dos sintomas.